BLOG

25/05/2020 09:00
Metro Modular

Formas para concreto armado

O Sistema de formas Metro Modular destaca-se pela facilidade de manuseio na obra (pouco peso comparando-se às fôrmas metálicas e de madeira) e pela modulação adaptável, o que permite a utilização do produto em projetos diversos e nas tipologias construtivas variadas, inclusive estruturas lineares de concreto armado (lajes, vigas e pilares e fundações).

As superfícies das formas para concreto armado METRO MODULAR constituem-se de painéis em plástico estrutural que são conectados na obra e enrijecidos com quadros e alinhadores metálicos tal que, depois de montados, proporcionam ao conjunto a rigidez necessária para suportar às cargas do concreto, mantendo a estabilidade desejada. A resistência do conjunto produz excelentes resultados na geometria final da estrutura quanto à planicidade das superfícies, linearidade das arestas, prumo, nível e esquadro.

A tecnologia de formas modulares cabe nas construções de residências de qualquer porte, edifícios de quaisquer números de pavimentos e qualquer outro tipo de obra em concreto armado, sendo aplicável facilmente em paredes de concreto, muros (divisa e arrimo), fundações, contentores, pré-fabricados, concreto protendido e outros elementos de concreto nas diversas tipologias construtivas, proporcionando economia e produtividade, quando comparado aos sistemas convencionais.

FORNECIMENTO POR LOCAÇÃO

O fornecimento por locação é um importante diferencial que o sistema METRO MODULAR apresenta como opção ao mercado de formas para concreto armado. A equipe técnica projeta as formas modulares de acordo com o projeto de estrutura fornecido pelo cliente, que são produzidas e fornecidas na obra pelo sistema de locação mensal, com período mínimo de dois meses, o que possibilita a sua utilização em obras de todos os portes e nas diversas escalas. Terminado o uso, os componentes são devolvidos à locadora, o sistema é desmontado, limpo, recomposto e utilizado novamente em outro projeto. Por opção do cliente, o sistema pode ser também adquirido definitivamente, recebendo o sistema completo de formas para concreto armado e toda a assistência técnica necessária à sua operação. As formas metálicas, sendo fixas e de configuração permanente, praticamente inviabilizam financeiramente a modalidade locação. Por isso devem ser adquiridas e o investimento será diluído no custo da obra, o que exige um número muito grande de repetições e torna-se impraticável para obra de menor escala.

A IMPORTÂNCIA DA FORMA NA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE

As estruturas lineares são mais usuais nas obras de construção civil, sendo constituídas por lajes, vigas e pilares que compõem uma gaiola estrutural cujos vãos, a seguir, são preenchidos por alvenarias de vedação, mais usualmente com blocos cerâmicos. Todo o resultado esperado quanto à precisão geométrica e qualidade da obra é fruto da boa aplicação das formas. As formas bem utilizadas desenham o volume da edificação e determinam a planicidade e prumo das superfícies, o esquadro, nível e linearidade das arestas, permitindo o controle sobre o consumo de materiais e reduzindo as perdas ocorridas nos cortes das peças de revestimento cerâmico.

MAIOR CONTROLE SOBRE O CONSUMO DE MATERIAIS

Quando os pilares, principalmente os externos num edifício alto, deslocam-se para fora do prumo, exigem uma espessura de argamassa muito superior à prevista inicialmente para o revestimento da fachada (ou emboço para receber cerâmica) e isso representa um custo extra e, praticamente, imprevisível, com o agravante de que qualquer centímetro de argamassa aplicada na fachada, em condições de trabalho com menor controle, reduz a produtividade e aumenta os riscos de acidente de trabalho. Mesmo nos pilares internos, a inflexão no prumo, além de solicitar a estrutura em condições diferentes daquela a que foi projetada, desaloja as alvenarias do padrão especificado em projeto e exige medidas e desenhos especiais para piso, esquadrias, etc.

O sistema METRO MODULAR de formas para concreto armado utiliza componentes metálicos que proporcionam o enrijecimento e garantem esquadro, prumo e nível ao sistema plástico, resultando na posição correta dos elementos estruturais após a desforma, aumentando o controle sobre os consumos e garantindo a precisão geométrica compatível da obra.

FACILIDADE DE MANUSEIO DO SISTEMA – EXIGE POUCA ESPECIALIZAÇÃO

A composição da forma, em módulos acopláveis entre si, agiliza a montagem e permite a rápida substituição de peças de reposição na própria obra e com a forma na posição de trabalho, com extrema facilidade.

A montagem das formas para concreto armado consiste num conjunto de procedimentos bem definidos e repetitivos, por isso a equipe de montadores pode ser treinada rapidamente na obra, dispensando qualificação preliminar. O sistema METRO MODULAR fornece treinamento, assistência e manual técnico que possibilita a constituição de uma equipe de montadores sem dificuldades.

SISTEMA METRO MODULAR FACILITA O GERENCIAMENTO DA OBRA

A opção pelo uso das formas para concreto armado industrializadas, especialmente as formas plásticas modulares, contribui positivamente na gestão do canteiro de obra. As características da resina estrutural com que são produzidas e o pouco peso facilitam o armazenamento e transporte, pois, ao contrário da madeira tradicional, as formas METRO MODULAR não precisam ser estocadas em locais cobertos (não empenam ou se deformam) e liberam espaço precioso no canteiro de obras, especialmente os canteiros restritos. Além disso, resolvem o sério problema do descarte de resíduos em relação ao uso de formas tradicionais de madeira e não exigem local para processamento, visto que são montadas e desmontadas diretamente no local da concretagem. Os sistemas metálicos exigem os cuidados de manutenção típicos exigidos para esse material, como evitar pancadas na superfície lisa e proteger as partes em processo de oxidação (formas de aço).

RECENTES

Moldes e formas para concreto
28/09/2020

Leia +

Locação de formas para co...
14/09/2020

Leia +

Locação de formas metáli...
31/08/2020

Leia +

Formas plásticas para pare...
17/08/2020

Leia +

Formas plásticas para conc...
03/08/2020

Leia +

Formas para paredes de conc...
20/07/2020

Leia +

Formas para fazer paredes d...
06/07/2020

Leia +

Formas para concreto pré m...
22/06/2020

Leia +

Formas para concreto de alu...
08/06/2020

Leia +

Formas para concreto armado
25/05/2020

Leia +