BLOG

27/04/2020 09:00
Metro Modular

Formas metálicas para parede de concreto

Em qualquer tipo de obra, ao se adotar os sistemas de formas metálicas para parede de concreto (de aço ou alumínio) é importante ter claro que esse tipo de forma, ao contrário das formas plásticas modulares, são produzidas originalmente por encomenda do cliente para um projeto específico, tornando-se muito difícil ao fabricante recebe-la de volta e adequar a sua estrutura para outros usos. Por isso as formas metálicas normalmente são adquiridas definitivamente, somente viabilizando-se para locação quando a obra permite um número muito grande de repetições. A modalidade locação seria, então, similar ao leasing, onde ao final do uso todo o sistema já estaria pago, como se fosse uma aquisição.

Desse modo, não é tarefa fácil encontrar no mercado empresas que disponibilizem formas metálicas para parede de concreto através de locação mensal.

LOCAÇÃO DE FORMAS PLÁSTICAS MODULARES PARA CONCRETO

As formas modulares, sendo produzidas em plástico estrutural, oferecem a flexibilidade de morfologia que lhes permite facilmente operar fornecimentos por locação a preços compatíveis, ao contrário das formas metálicas para parede de concreto, que são componentes de morfologia permanente. As formas modulares são projetadas de acordo com a arquitetura fornecida pelo cliente, produzidas e fornecidas na obra pelo sistema de locação ou aquisição, possibilitando a sua aplicação em obras de todos os portes e escalas. Terminado o uso, os componentes são devolvidos à locadora, o sistema é desmontado, limpo, recomposto e utilizado novamente em outro projeto. Essa característica da reutilização viabiliza comercialmente a modalidade locação.

SISTEMA METRO MODULAR DE FORMAS PARA CONCRETO

O Sistema de formas plásticas METRO MODULAR destaca-se pela facilidade de manuseio na obra (pouco peso comparando-se às fôrmas de aço e madeira) e pela modulação adaptável, o que permite a utilização do produto em projetos diversos e tipologias construtivas variadas, inclusive paredes de concreto, sendo um sistema disponível para locação ou venda.

As superfícies das formas para concreto armado METRO MODULAR constituem-se de painéis de plástico estrutural conectados na obra e enrijecidos com quadros metálicos que, depois de montados, proporcionam ao conjunto a rigidez necessária para suportar às cargas da pressão do concreto mantendo a estabilidade desejada. A resistência da forma produz excelentes resultados na geometria final da obra quanto à planicidade, linearidade das arestas, prumo, nível, esquadro e textura da superfície.

A tecnologia de formas modulares cabe nas construções de residências de qualquer porte, edifícios de quaisquer números de pavimentos e qualquer outro tipo de obra em concreto armado, sendo aplicável facilmente nas estruturas convencionais, porticadas, paredes de concreto, muros (divisa e arrimo), pré-fabricados, concreto protendido e quaisquer outros elementos de concreto nas diversas tipologias construtivas, proporcionando economia e produtividade, quando comparado aos sistemas convencionais. O sistema METRO MODULAR é credenciado junto à Caixa Econômica Federal para o SFH em todo o Brasil.

FORNECIMENTO POR LOCAÇÃO

O fornecimento por locação mensal em prazos curtos é um importante diferencial que o sistema METRO MODULAR apresenta como opção comercial para quem busca formas metálicas para parede de concreto. De acordo com a arquitetura fornecida pelo cliente, a equipe técnica projeta as formas modulares que são produzidas e colocadas na obra pelo sistema de locação (mínimo de 2 meses), o que possibilita a sua utilização em obras de todos os portes e nas diversas escalas. Terminado o uso, os componentes são devolvidos à locadora, o sistema é desmontado, limpo, recomposto e utilizado novamente em outro projeto. Por opção do cliente, o sistema pode ser também adquirido definitivamente, recebendo o sistema completo e toda a assistência técnica necessária. As formas metálicas, sendo fixas e permanentes, praticamente inviabilizam financeiramente a modalidade locação. Por isso, costuma-se compra-las e diluir o investimento no custo da obra (paga-se durante o uso), o que exige um número muito grande de repetições e torna-se impraticável para obra de menor escala ou isolada.

FACILIDADE DE MANUSEIO DO SISTEMA – EXIGE POUCA ESPECIALIZAÇÃO

A constituição da forma, em painéis plásticos acopláveis e enrijecedores metálicos, agiliza a montagem e permite a rápida e fácil substituição de peças de reposição na própria obra e na posição de trabalho.

A sua montagem consiste num conjunto de procedimentos planejados, bem definidos e repetitivos, por isso a equipe de montadores pode ser treinada rapidamente na própria obra, dispensando qualificação preliminar. O sistema METRO MODULAR fornece treinamento, assistência e manual técnico que possibilita a constituição de uma equipe de montadores rapidamente. A modulação do sistema permite a rápida reposição de peças na própria obra e com a forma na posição de trabalho, com extrema facilidade.

Já as formas metálicas para parede de concreto exigem cuidados específicos na manutenção e cuidados de funilaria, visto que os amassamentos que possam ocorrer superfície das chapas é “impresso” em três dimensões na face do concreto, podendo comprometer o acabamento.

ONDE ENCONTRAR FORMAS METÁLICAS PARA PAREDE DE CONCRETO

A escala da obra, a tipologia e o número de repetições são dados fundamentais que definem a viabilidade da aplicação das formas metálicas para parede de concreto (aço ou alumínio). Portanto, para se tomar essa decisão devem ser consultadas diretamente as diversas empresas produtoras disponíveis no mercado nacional. As empresas que fabricam e vendem os sistemas de formas metálicas podem, de acordo com a viabilidade econômica, disponibilizar o sistema por locação desde que atingidas as escalas que permitam essa modalidade comercial.

RECENTES

Moldes e formas para concreto
28/09/2020

Leia +

Locação de formas para co...
14/09/2020

Leia +

Locação de formas metáli...
31/08/2020

Leia +

Formas plásticas para pare...
17/08/2020

Leia +

Formas plásticas para conc...
03/08/2020

Leia +

Formas para paredes de conc...
20/07/2020

Leia +

Formas para fazer paredes d...
06/07/2020

Leia +

Formas para concreto pré m...
22/06/2020

Leia +

Formas para concreto de alu...
08/06/2020

Leia +

Formas para concreto armado
25/05/2020

Leia +