BLOG

09/12/2019 09:00
Metro Modular

Forma para muro de concreto

A tecnologia de formas METRO MODULAR cabe nas construções de qualquer tipo e porte, como residências, conjuntos habitacionais, edifícios, além de obras industriais, comerciais, institucionais, pré-fabricadas e outras, proporcionando economia e produtividade, quando comparado aos sistemas convencionais.

Pela sua versatilidade, característica da composição modular, as formas METRO MODULAR podem ser aplicadas com extrema eficácia na pré-fabricação de elementos de concreto armado ou protendido, na obra ou em pátio industrial. Os muros de divisa ou de arrimo moldados no local, as vigas e pilares de estruturas pré-fabricadas protendidas, pórticos, lajes e painéis, quando moldados com as fôrmas METRO MODULAR alcançam excelente precisão geométrica e acabamento.

Os muros, mesmo os de grandes extensões, podem ser concretados no local e na posição final utilizando a forma parcial, em diversos ciclos de concretagem diários, o que permite acesso ao sistema a custos viáveis para qualquer porte de obra, especialmente pela modalidade de locação oferecida pelo sistema METRO MODULAR. A qualidade obtida na superfície do concreto dispensa a aplicação de revestimentos (chapisco e reboco), gerando significativa redução no custo final do serviço e possibilitando o fechamento do terreno rapidamente. O sistema METRO MODULAR já foi amplamente utilizado e aprovado também em outras aplicações, como módulos pré-fabricados habitáveis de concreto (guaritas, banheiros, escritórios e outros usos), tanques e canais para estação de tratamento de esgotos, muros (de divisa e arrimo), passarelas rodoviárias, cabeceiras de pontes, tanques enterrados e elevados, paredes de segurança para agência bancária, celas de penitenciárias, galerias, aduela, boca de lobo, casas de geradores e transformadores enterradas e outros.

UTILIZAÇÃO EM PAREDES DE CONCRETO

O sistema, pela sua leveza e versatilidade, atende muito bem a construção de casas pelo sistema construtivo “paredes de concreto”. A tipologia construtiva denominada “Paredes de Concreto” caracteriza-se pela substituição das paredes em tijolos pelo concreto armado, criando-se uma estrutura monolítica como sendo o prolongamento das vigas, lajes e pilares.

Essa tipologia, que pode ser aplicada na construção de residências, edifícios e outros tipos de obras, nos diversos padrões e em qualquer escala, oferece excelentes resultados quanto à robustez da edificação, velocidade da obra, controle sobre a qualidade e consumo de materiais, eliminação de etapas como alvenaria, reboco, cortes para embutimentos que levam a uma redução significativa no custo final da obra. Podem reduzir até 80% a geração de resíduos, que nada mais são do que materiais adquiridos e descartados, sem retorno e gerando custo. Usualmente as construções em paredes de concreto adotam a mesma técnica construtiva para os muros de divisa e de arrimo e utilizam o mesmo sistema que a forma para muro de concreto.

FORNECIMENTO POR LOCAÇÃO

O fornecimento por locação é um importante diferencial que o sistema METRO MODULAR apresenta como opção no mercado de formas industrializadas. A equipe técnica da empresa elabora o projeto da forma para muro de concreto de acordo com o projeto fornecido pelo cliente, que são produzidas e fornecidas na obra pelo sistema de locação, com período de locação mínimo de 2 meses, o que possibilita a sua utilização em obras de todos os portes e nas diversas escalas e na produção de elementos pré fabricados. Terminado o uso, os componentes são devolvidos à locadora, o sistema é desmontado, limpo, recomposto e utilizado novamente em outro projeto. Por opção do cliente, o sistema pode ser também adquirido definitivamente, recebendo o sistema completo de forma para muro de concreto e toda a assistência técnica necessária à sua operação.

FACILIDADE DE MANUSEIO DO SISTEMA – EXIGE POUCA ESPECIALIZAÇÃO

As formas Metro Modular destacam-se pela facilidade de manuseio na obra (pouco peso comparando-se às fôrmas de aço e madeira) e pela modulação adaptável. As superfícies das formas são moduladas em painéis de plástico estrutural conectados no ambiente de obra e enrijecidos com quadros e alinhadores metálicos tal que, depois de montados, proporcionam ao conjunto a rigidez necessária para suportar às cargas da pressão do concreto, mantendo a estabilidade desejada. A resistência do conjunto produz excelentes resultados na geometria final da obra quanto à planicidade das superfícies, linearidade das arestas, prumo, nível e esquadro.

A composição, em módulos acopláveis entre si, proporciona agilidade à montagem e permite a rápida substituição de peças de reposição no próprio ambiente de obra, na posição de trabalho, com extrema facilidade. A montagem da forma para muro de concreto, e outros tipos de uso, consiste num conjunto de procedimentos bem definidos e repetitivos, por isso a equipe de montadores pode ser treinada rapidamente, dispensando qualificação preliminar. O sistema METRO MODULAR fornece treinamento, assistência técnica e manual de instruções que possibilita a constituição de uma equipe de montadores sem dificuldades.

A IMPORTÂNCIA DA FORMA E O CONTROLE SOBRE OS INSUMOS

Todo o resultado esperado, quanto à precisão geométrica e qualidade dos elementos concretados, é fruto da boa aplicação da forma. A forma para muro de concreto, ou para qualquer aplicação, quando corretamente utilizada, desenha o volume da parede e seus elementos e determina a planicidade e prumo das superfícies, o esquadro, nível e linearidade das arestas, permitindo o controle sobre o consumo de insumos, reduzindo as perdas ocorridas no acabamento e eliminando a necessidade de retoques e ajustes finos.

O sistema de formas METRO MODULAR utiliza componentes metálicos que proporcionam o enrijecimento e garantem esquadro, prumo e nível ao sistema plástico, resultando a precisão geométrica e a posição correta dos elementos estruturais após a desforma.

SISTEMA METRO MODULAR FACILITA O GERENCIAMENTO DA OBRA

Pode-se afirmar com segurança que para construção em pré moldados ou outros tipos de obras a opção pelo sistema METRO MODULAR, impacta positivamente e significativamente na gestão do canteiro de obra. O material do qual as formas são produzidas e o pouco peso relativo facilita o armazenamento e transporte, pois, ao contrário da madeira tradicional, a forma para muro de concreto do sistema METRO MODULAR não precisa ser estocada em locais cobertos (não empenam ou se deformam) e libera espaço precioso no canteiro de obras, especialmente nos canteiros restritos.

RECENTES

Moldes e formas para concreto
28/09/2020

Leia +

Locação de formas para co...
14/09/2020

Leia +

Locação de formas metáli...
31/08/2020

Leia +

Formas plásticas para pare...
17/08/2020

Leia +

Formas plásticas para conc...
03/08/2020

Leia +

Formas para paredes de conc...
20/07/2020

Leia +

Formas para fazer paredes d...
06/07/2020

Leia +

Formas para concreto pré m...
22/06/2020

Leia +

Formas para concreto de alu...
08/06/2020

Leia +

Formas para concreto armado
25/05/2020

Leia +