BLOG

16/03/2020 09:00
Metro Modular

Formas de concreto para vigas

O Sistema de formas Metro Modular destaca-se pela facilidade de manuseio na obra (pouco peso comparando-se às formas metálicas e de madeira) e pela modulação adaptável, o que permite a utilização do produto em projetos diversos e nas tipologias construtivas variadas, inclusive estruturas de concreto armado em esqueleto (lajes, vigas, pilares e fundações).

FORMAS DE CONCRETO PARA VIGAS

O sistema METRO MODULAR fornece formas de concreto para vigas destinadas à execução de vigas intertravadas com pilares, vigas de fundação, intermediárias (escadas e rampas) ou inseridas nas lajes de piso e cobertura. As formas possuem um sistema metálico próprio de estabilização e enrijecimento que permitem a sua execução com cimbramento próprio através do seu sistema metálico, sem a necessidade de escoras ou gravatas de madeira.

Podem ser executadas travando linhas de pilares para barracões industriais, comerciais ou em estruturas convencionais, permitindo a concretagem segmentada em vários ciclos.

As superfícies das formas de concreto para vigas constituem-se de painéis de plástico estrutural conectados na obra e enrijecidos com quadros e alinhadores metálicos tal que, depois de montados, proporcionam ao conjunto a rigidez necessária para suportar às cargas da pressão do concreto, mantendo a estabilidade desejada. A resistência do conjunto produz excelentes resultados na geometria final da estrutura quanto à planicidade das superfícies, linearidade das arestas, prumo, nível e esquadro.

A tecnologia de formas METRO MODULAR cabe nas construções comerciais, industriais, de residências de qualquer porte, edifícios de quaisquer números de pavimentos e qualquer outro tipo de obra em concreto armado, sendo aplicável facilmente em paredes de concreto, muros (divisa e arrimo), fundações, contentores, pré-fabricados, concreto protendido e quaisquer outros elementos de concreto nas diversas tipologias construtivas, proporcionando economia e produtividade, quando comparado aos sistemas convencionais.

FORNECIMENTO POR LOCAÇÃO

O fornecimento por locação é um importante diferencial que o sistema METRO MODULAR apresenta como opção ao mercado de formas tradicionais. A equipe técnica da empresa projeta as formas modulares de acordo com o projeto de estrutura fornecido pelo cliente, que são produzidas e fornecidas na obra pelo sistema de locação, com período de locação mínimo de 2 meses, o que possibilita a sua utilização em obras de todos os portes e nas diversas escalas. Terminado o uso, os componentes são devolvidos à locadora, o sistema é desmontado, limpo, recomposto e utilizado novamente em outro projeto. Por opção do cliente, o sistema pode ser também adquirido definitivamente, recebendo o sistema completo de formas de concreto para vigas e toda a assistência técnica necessária à sua operação. As formas metálicas, sendo fixas e permanentes, praticamente inviabilizam financeiramente a modalidade locação. Por isso devem ser adquiridas e o investimento diluído no custo da obra, o que exige um número muito grande de repetições e torna-se impraticável para obra de menor escala.

A IMPORTÂNCIA DA FORMA NA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE

O sistema estrutural denominado esqueleto é o mais usual adotado nas obras de construção civil, sendo constituído por lajes, vigas e pilares que compõem uma gaiola estrutural cujos vãos, a seguir, são preenchidos por alvenarias de vedação, mais usualmente com blocos cerâmicos. Todo o resultado esperado quanto à precisão geométrica e qualidade da obra é fruto da boa aplicação das formas. As formas bem utilizadas desenham o volume do conjunto e determinam a planicidade e prumo das superfícies, o esquadro, nível e linearidade das arestas, permitindo o controle sobre o consumo de materiais e reduzindo as perdas ocorridas na aplicação dos componentes de acabamento e revestimentos.

MAIOR CONTROLE SOBRE O CONSUMO DE MATERIAIS

Quando as vigas e os pilares, principalmente os externos num edifício alto, deslocam-se para fora do plano da fachada, exigem uma espessura de argamassa muito superior à prevista inicialmente para o revestimento da fachada (ou emboço para receber cerâmica) e isso representa um custo extra, praticamente imprevisível, com o agravante de que qualquer centímetro de argamassa aplicada na fachada, em condições de trabalho com menor controle, é realizado com baixa produtividade e alto risco de acidente de trabalho. Mesmo nas vigas e pilares internos, as inflexões no prumo e desalinhamento linear, além de solicitar a estrutura em condições diferentes daquela a que foi projetada, desaloja as alvenarias do padrão especificado em projeto e exige medidas e desenhos especiais para piso, esquadrias, etc.

O sistema METRO MODULAR de formas de concreto para vigas e todos os demais elementos utiliza componentes metálicos que proporcionam o enrijecimento e garantem esquadro, prumo e nível ao sistema plástico, resultando na posição correta dos elementos estruturais após a desforma, aumentando o controle sobre os consumos e garantindo a precisão geométrica compatível da obra.

FACILIDADE DE MANUSEIO DO SISTEMA – EXIGE POUCA ESPECIALIZAÇÃO

A composição da forma, em módulos acopláveis entre si, agiliza a montagem e permite a rápida substituição de peças de reposição na própria obra e com a forma na posição de trabalho, com extrema facilidade.

A montagem das formas para concreto armado consiste num conjunto de procedimentos bem definidos e repetitivos, por isso a equipe de montadores pode ser treinada rapidamente na obra, dispensando qualificação preliminar. O sistema METRO MODULAR fornece treinamento, assistência e manual técnico que possibilita a constituição de uma equipe de montadores para formas de concreto para vigas sem dificuldades.

SISTEMA METRO MODULAR FACILITA O GERENCIAMENTO DA OBRA

A opção pelo uso das formas plásticas modulares, contribui positivamente na gestão do canteiro de obra. O material utilizado e o pouco peso facilita o armazenamento e transporte, pois, ao contrário da madeira tradicional, as formas METRO MODULAR não precisam ser estocadas em locais cobertos (não empenam ou se deformam) e liberam espaço precioso no canteiro de obras, especialmente os canteiros restritos. Além disso, resolvem o sério problema do descarte de resíduos em relação ao uso de formas tradicionais de madeira e não exigem local para processamento, visto que são montadas e desmontadas diretamente no local da concretagem. Os sistemas metálicos exigem os cuidados de manutenção típicos exigidos para esse material, como evitar pancadas na superfície lisa e proteger as partes em processo de oxidação (formas de aço).

As formas de concreto para vigas, pilares e outros são aplicações do sistema METRO MODULAR no segmento específico, sendo compostas pelos mesmos materiais e tecnologia, possuem a mesma resistência, facilidade de uso e vantagens competitivas do sistema como um todo.

RECENTES

Moldes e formas para concreto
28/09/2020

Leia +

Locação de formas para co...
14/09/2020

Leia +

Locação de formas metáli...
31/08/2020

Leia +

Formas plásticas para pare...
17/08/2020

Leia +

Formas plásticas para conc...
03/08/2020

Leia +

Formas para paredes de conc...
20/07/2020

Leia +

Formas para fazer paredes d...
06/07/2020

Leia +

Formas para concreto pré m...
22/06/2020

Leia +

Formas para concreto de alu...
08/06/2020

Leia +

Formas para concreto armado
25/05/2020

Leia +